quinta-feira, 13 de setembro de 2007

A cidade em alta

Resgatar a auto-estima do belo-horizontino tornou-se causa dos mais variados segmentos da sociedade. Seja pela iniciativa pública ou privada, ações, projetos e campanhas de valorização da capital mineira não param de surgir. A demanda vem de um processo de degradação pelo qual a cidade passou nos últimos anos, mas o momento agora é outro. As obras de revitalização do hipercentro já sinalizam as melhorias de uma cidade mais limpa e agradável de ver. No entanto, as obras não ficaram apenas nas vias públicas.

O Shopping Cidade, inaugurado em 1991 e uma das principais referências da região, também deu início a um processo interno de revitalização. Além das reformas em suas dependências, por onde passam cerca de 2 milhões de pessoas por mês, o Shopping Cidade contribui de outras formas para a valorização do centro de Belo Horizonte. A iniciativa mais atual está relacionada à campanha de lançamento da moda primavera/ verão dos lojistas do mall, no dia de hoje, que será composta por uma exposição e um desfile. A exposição, batizada de "Isto é Belo Horizonte", conta a história da cidade por meio de sua arquitetura, fazendo o público se sentir em um verdadeiro túnel do tempo. O desfile dá prosseguimento à exposição, transportando as imagens para as peças da coleção "Isto é Belo Horizonte no Verão 2007-2008".

Assim, os principais símbolos da arquitetura da cidade serão lembrados e, mais que isso, valorizados por meio da moda. As colunas de Niemeyer, pontos turísticos e as mais charmosas construções da cidade estamparão peças que acompanham as fortes tendências do mundo fashion. As cores preto, cinza e prata ganharão vida com toques de rosa, amarelo, verde e laranja. O mais importante em iniciativas desse tipo é o fato de, juntas, elas devolverem a todos os belo-horizontinos o orgulho de estar nesta cidade, conhecendo, participando e recontando sua história.

Rick Cavalcante. Designer e produtor de moda; um dos autores da campanha
O Tempo Publicado em: 13/09/2007

Nenhum comentário: